BLOG

Conheça os fundamentos dos processos de soldagem

Preparamos esse artigo para você conhecer com mais propriedade os fundamentos que estão envolvidos nos processos de soldagem e que fazem parte da metodologia da Tecnowelding.

Os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aqueles baseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatômicas ou intermoleculares).

No primeiro caso, do qual são exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies de contato.

No segundo caso, a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplos destas categorias citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.

O que é soldagem?

Existem diversas definições de soldagem. Infelizmente nem todas são adequadas. 

A seguir são apresentadas algumas, para discussão.

Como primeira definição temos que soldagem é processo de união de metais por fusão. Definição ruim, pois para soldar não é necessário fundir.

Outra definição diz que soldagem é operação que visa obter união de duas ou mais peças, assegurando na junta soldada a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas. Essa é uma definição melhor, mas pouco consistente.

Temos também que soldagem é operação que visa obter a coalescência localizada produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a aplicação de pressão e de metal de adição –  (AWS – American Welding Society). Esta é uma definição interessante

Outra definição interessante é a que aponta que soldagem é o processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre os materiais unidos, de forças de ligação química de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais.

Como classificar os Processos de Soldagem?

Antes de começarmos a estudar os processos de soldagem, vamos conhecer uma classificação global, para termos uma visão geral dos inúmeros processos de soldagem.  

Nas figuras 1 e 2 a seguir, são representações em português e em inglês da classificação dos processos de soldagem, segundo a AWS – American Welding Society.

Esta apresentação é feita porque no Brasil ainda se utiliza muito a nomenclatura em inglês, o que implica na necessidade de conhecê-la.  A classificação faz uma separação básica entre:

Figura 1 : Classificação dos processos de soldagem segundo a AWS (em português).

Figura 2 : Classificação dos processos de soldagem segundo a AWS (em inglês).