Eletrodos para soldagem de aramados
A soldagem de aramados, ou arames, como também é conhecida, é classificada dentro do processo de soldagem por projeção. Nesta aplicação de aramados, não existe uma projeção para concentrar o fluxo de corrente no ponto exato de união desejada, porém a fusão ocorre na região sobreposta dos 2 arames. Você pode obter mais informações sobre este método no artigo que fizemos explicando exatamente como funciona o Processo de Soldagem por Projeção.
Os eletrodos utilizados para soldagens de aramados podem ter diversos tamanhos, dependendo da necessidade de cada aplicação. Mas seguem a mesma lógica de funcionamento, e por isso existem algumas especificações que devem ser seguidas para garantir o êxito na operação.
Possíveis aplicações para soldagem de aramados
O que é necessário para garantir a qualidade dos eletrodos?
Visando a maior eficiência dos eletrodos na aplicação dos processos de soldagem de aramados, recomendamos atentar-se aos seguintes aspectos:
- Ter condutividade térmica e elétrica suficientemente altas;
- Resistência de contato suficientemente baixa;
- Resistência mecânica suficientemente alta.
Essas qualificações dependem em grande parte da escolha do material utilizado na fabricação dos eletrodos. Preparamos um artigo explicando detalhadamente, qual a importância da escolha correta do material utilizado na fabricação dos eletrodos.
A soldagem de aramados possui algumas exigências às máquinas de soldagem, como:
- Eletricidade constante e distribuição da energia sobre a largura da grade;
- Processos de soldagem sem derivação para grades de malhas apertadas;
- Soldagem temporária com aplicação mínima de energia para soldagens profundas necessárias;
- Soldagens profundas constantes sobre toda a largura da grade.
Além disso, ainda existem alguns fatores que podem causar interferência na soldagem, como: diâmetro do arame, altura de acordo com a soldagem, profundidade absoluta da soldagem e diâmetro da superfície de soldagem, que podem ser visualizados na imagem abaixo:
Como a Tecnowelding pode te auxiliar no processo de soldagem de aramados?
Contar com a parceria de uma empresa que há 20 anos é especialista no assunto, faz toda a diferença. E isso você pode conseguir com a Tecnowelding.
Contribuímos em várias etapas do seu processo de soldagem, podendo auxiliar desde a criação do projeto, desenhando as especificações dos eletrodos, até a aplicação de melhorias e parametrização.
Fornecemos a matéria prima mais indicada para obter os melhores resultados com os eletrodos, mantendo a durabilidade por mais tempo e maior usinabilidade das peças.