• Português

BLOG

Eletrodos para soldagem de aramados

A soldagem de aramados, ou arames, como também é conhecida, é classificada dentro do processo de soldagem por projeção. Nesta aplicação de aramados, não existe uma projeção para concentrar o fluxo de corrente no ponto exato de união desejada, porém a fusão ocorre na região sobreposta dos 2 arames. Você pode obter mais informações sobre este método no artigo que fizemos explicando exatamente como funciona o Processo de Soldagem por Projeção.

Os eletrodos utilizados para soldagens de aramados podem ter diversos tamanhos, dependendo da necessidade de cada aplicação. Mas seguem a mesma lógica de funcionamento, e por isso existem algumas especificações que devem ser seguidas para garantir o êxito na operação.

Possíveis aplicações para soldagem de aramados

O que é necessário para garantir a qualidade dos eletrodos?

eletrodos para soldagem de aramados

Visando a maior eficiência dos eletrodos na aplicação dos processos de soldagem de aramados, recomendamos atentar-se aos seguintes aspectos:

  • Ter condutividade térmica e elétrica suficientemente altas; 
  • Resistência de contato suficientemente baixa; 
  • Resistência mecânica suficientemente alta. 

Essas qualificações dependem em grande parte da escolha do material utilizado na fabricação dos eletrodos. Preparamos um artigo explicando detalhadamente, qual a importância da escolha correta do material utilizado na fabricação dos eletrodos.

A soldagem de aramados possui algumas exigências às máquinas de soldagem, como:

  • Eletricidade constante e distribuição da energia sobre a largura da grade;
  • Processos de soldagem sem derivação para grades de malhas apertadas;
  • Soldagem temporária com aplicação mínima de energia para soldagens profundas necessárias;
  • Soldagens profundas constantes sobre toda a largura da grade.

Além disso, ainda existem alguns fatores que podem causar interferência na soldagem, como: diâmetro do arame, altura de acordo com a soldagem, profundidade absoluta da soldagem e diâmetro da superfície de soldagem, que podem ser visualizados na imagem abaixo:

Junta de soldagem sem falha
Junta sem fusão

Como a Tecnowelding pode te auxiliar no processo de soldagem de aramados?

Contar com a parceria de uma empresa que há 20 anos é especialista no assunto, faz toda a diferença. E isso você pode conseguir com a Tecnowelding.

Contribuímos em várias etapas do seu processo de soldagem, podendo auxiliar desde a criação do projeto, desenhando as especificações dos eletrodos, até a aplicação de melhorias e parametrização.

Fornecemos a matéria prima mais indicada para obter os melhores resultados com os eletrodos, mantendo a durabilidade por mais tempo e maior usinabilidade das peças.

Entre em contato conosco pelo formulário no final desta página!